Tendência

20 de maio de 2021

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL GARANTE IMPLANTAÇÃO DO CAPS EM UMARIZAL

 

A Secretária Municipal de Saúde, Clarice Anilena, e o Prefeito Raimundo Pezão, receberam na última terça-feira, 18 de maio, na Secretaria Municipal de Saúde – SMS, a visita técnica da Secretaria de Saúde Estadual (SESAP) que, na oportunidade, certificou as instalações do prédio, validou as mesmas e, já no local, autorizou o funcionamento do Centro.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas suas diferentes modalidades são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial e são substitutivos ao modelo asilar.

“É mais uma vitória da população de Umarizal e região, fruto de muito esforço e comprometimento com todos. Quando soube que o CAPS poderia ser aberto, dei total liberdade à Clarice para dar início a parte burocrática, bem como já solicitei a Danilo que desse prioridade à construção do espaço. Uma obra tão importante como essa não poderia ficar esquecida por mais tempo”, destacou o Prefeito Raimundo.


Indagada sobre a importância desse serviço, a Secretária Clarice disse que não se pode mensurar tamanha importância: “As demandas de saúde mental são significativas em nosso dia a dia, e além da quantidade, tem a complexidade, uma urgência psiquiátrica sempre é tratada com o maior sigilo possível e geralmente demanda a atuação de inúmeras forças, como Secretaria de Assistência Social, Intervenção Médica, uso da força policial, e isso nós temos sempre. Agora, com a implementação desse serviço, esperamos acompanhar de forma mais profunda cada paciente que necessita dele, dando-lhes uma melhor condição de vida e, dignidade”. 

Próxima semana haverá uma reunião com os Municípios consorciados para discutir as responsabilidades de cada um, bem como a forma que se dará o encaminhamento das demandas por esses.


Assessoria de comunicação da P.M.U

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo Editado Por: Yago Design (84) 9.9634-6218 - Designed: - Blog do Evando Lima Atualizado Todos os Dias