Tendência

11 de outubro de 2019

“Decretem estado de calamidade de Saúde Pública” declarou Chico de Brancar ao Executivo sobre os casos de Calazar

Vereador Chico de Brancar (DEM). Foto: Assessoria de Comunicação da C.M.U 


O vereador Gilmar Freitas (PL) na sessão legislativa realizada na última terça-feira (08/10) na Câmara Municipal de Umarizal-RN, apresentou um Requerimento Verbal solicitando a realização de uma Audiência Pública para discutir sobre os casos de Leishmaniose (CALAZAR) em Umarizal.

Diante disso, o vereador CHICO DE BRANCAR (DEM) em sua fala solicitou ao propositor do requerimento para se associar ao mesmo, e dá a seguinte sugestão para o Poder Executivo Municipal.

“É preocupante demais essa situação, e sabemos que não vem de hoje e que faltou esse trabalho no passado, mais é uma situação que chegou ao nosso município. Então assim, quem estar neste momento na gestão tem que ‘arregaçar as mangas’ e partir pra cima, porque senão vamos perder vidas. Não podemos achar que está normal, e dizer que foi só 4 casos! O Calazar é uma doença que mata, e que está infestada em nosso município”, relatou o vereador Chico de Brancar.

Vereadores debatem sobre a situação do CALAZAR em Umarizal. Foto: Assessoria de Comunicação da C.M.U 

“A tipo de sugestão para acrescentar neste requerimento, nós sabemos que o Executivo vem fazendo a sua parte e que está sendo feito alguma coisa. Mais o Executivo tem que aceitar e admitir, que o quer está fazendo não está resolvendo o problema, isso é fato! Já foram sacrificados vários cães em nosso município, inúmeros testes, mais só isso não é o suficiente. E aqui quero deixar uma sugestão para o município de Umarizal, e admita que se não tiver condições de tomar de conta do problema e resolver, que decrete um estado de calamidade de saúde pública e vá atrás de recursos a nível estadual, federal e vamos resolver o problema, porque nós vamos perder vidas em Umarizal”, disse.

O parlamentar ainda destacou que não é porque prende um cachorro ou um teste dá positivo e consequentemente sacrifica um animal, que esse problema será resolvido.

“O problema é grave, e hoje temos uma criança de Umarizal internada na UTI do Hospital Wilson Rosado em Mossoró, que Deus ajude que ela saia dessa situação. Mais que a qualquer momento pode chegar a notícia do pior, e aí? Vida não tem preço! Vamos fazer campanhas, pedindo que a população faça a sua parte, e nós enquanto legislativo estamos aqui aprovando esse requerimento e contribuindo. E o município não pode ficar só nesse feijão com arroz, esperando por esses testes que o Governo Federal manda, que são muito poucos”, disse.

O vereador ainda frisa que, “O que estamos tratando aqui é de vidas, não estamos falando de coisas que podem serem curadas a médio e longo prazo, pelo o contrário as medidas têm que ser tomadas para ontem”, disse.

Contribuindo ainda mais na discussão deste requerimento, o vereador Chico de Brancar (DEM), destaca que a Câmara Municipal de Umarizal vem fazendo a sua parte.

“Vemos hoje nas redes sociais pessoas culpando os vereadores, dizendo que não fazemos nada, mas sabemos que estamos fazendo a nossa parte. A Câmara não recebe recursos para fazer testes em cachorros e nem para curar nem um tipo de problema desses, mais a Câmara faz o seu papel quando aprova um orçamento e bota lá, quantos milhões para a saúde pública. Então é esse, o nosso trabalho e participação enquanto vereador. Estamos aqui sendo favoráveis a este requerimento verbal do nobre colega vereador Gilmar Freitas, dando a nossa contribuição para que esse problema tão grave e sério em nosso município seja resolvido”, disse.

Assessoria de Comunicação da C.M.U 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo Editado Por: Yago Design (84) 9.9634-6218 - Designed: - Blog do Evando Lima Atualizado Todos os Dias