Tendência

24 de julho de 2019

Troca troca de partido movimenta Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte



Por Maricélio Almeida/JORNAL DE FATO

Segue a “dança das cadeiras” na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). Dessa vez, o deputado estadual dr. Bernardo Amorim é quem deverá migrar de partido, deixando o Avante, pelo qual foi eleito em 2018, e voltando aos quadros do MDB. O convite foi feito no início desta semana pelo presidente estadual da sigla, ex-senador Garibaldi Filho, e pelo vice-presidente, deputado federal Walter Alves. Até o fim do ano, oito deputados estaduais deverão ter trocado de partido no RN.

Além de Bernardo Amorim, também estão de mudança partidária parlamentares como Souza, eleito pelo PHS e cujo destino deve ser o PSB, do grupo do deputado federal Rafael Motta; Eudiane Macedo, que já recebeu autorização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para deixar o PTC e está sendo sondada pelo PRB, inclusive para ser a candidata do partido à Prefeitura do Natal, em 2020, e Ubaldo Fernandes, também já devidamente autorizado pelo TRE a deixar o PTC e migrar para outra sigla (o PR é o destino provável).

Recentemente, o deputado Hermano Morais, do MDB, recebeu da presidência estadual do partido anuência para sua desfiliação, que deverá ser confirmada ainda na Corte Eleitoral. Após a autorização da Justiça, Hermano deixará oficialmente a sigla e estará livre para ingressar em outra agremiação. Os bastidores apontam como destino de Hermano o PDT. O deputado pretende disputar a Prefeitura do Natal novamente e, para isso, espera contar com o apoio do ex-prefeito e ex-candidato a governador Carlos Eduardo Alves.

Já o deputado de primeiro mandato Kleber Rodrigues está deixando o Avante, mas informou, em conversa com a imprensa natalense, que “está ouvindo as bases políticas e as pessoas que o apoiam” antes de decidir por qual partido vai se filiar. Eleito pelo PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, o deputado Coronel Azevedo também já publicizou o seu desejo de deixar a sigla, devido a sua insatisfação com a direção do PSL no Rio Grande do Norte.

Ele já tem autorização da legenda para se desfiliar. Por enquanto, o parlamentar não revelou a sua futura agremiação partidária, mas uma certeza ele tem: não vai integrar a base aliada da governadora Fátima Bezerra (PT), já que ele é uma das principais vozes da oposição à gestão estadual na Assembleia.

Oficialmente, apenas Cristiane Dantas já mudou de partido. No dia 13 de março deste ano, a deputada, eleita pelo PPL, obteve autorização do Tribunal Regional Eleitoral para se desfiliar da legenda e ingressar no partido Solidariedade (SD). Cristiane, Eudiane Macedo, Ubaldo Fernandes e Souza foram eleitos em 2018 por partidos que não alcançaram, naquele pleito, a cláusula de barreira, ou seja, o mínimo de 3% dos votos em nove dos 27 estados do país, e nem elegeram a quantidade mínima de deputados federais para ultrapassar a cláusula prevista da emenda constitucional 97/17. Com isso, essas siglas perdem tempo gratuito de TV e rádio, além de recursos do fundo partidário.
  
CONGRESSO

No Senado Federal, dos três parlamentares eleitos pelo RN em 2018, dois já mudaram de partido: capitão Styvenson e Zenaide Maia. O primeiro filiou-se à Rede Sustentabilidade para garantir sua participação na disputa eleitoral, mas tão logo assumiu o mandato, anunciou que deixaria a sigla e, no dia 4 de fevereiro, ingressou no Podemos. Já Zenaide, também motivada pela cláusula de barreira, deixou o PHS e filiou-se ao PROS. Na Câmara Federal, apenas um dos oito deputados federais do RN mudou de partido até agora: Benes Leocádio, que antes integrava os quadros do PTC e agora faz parte do PRB. Dessa forma, o PTC já perdeu no estado todos os seus parlamentares eleitos em 2018.


Relembre a votação dos parlamentares que já mudaram ou estudam mudar de partido

Cristiane Dantas: (PPL, agora no Solidariedade)

Ubaldo Fernandes: (PTC, mas deve se filiar ao PR) - 20.148

Eudiane Macedo: (PTC, mas deve se filiar ao PRB) - 22.333

Dr. Bernardo Amorim: (Avante, mas deve se filiar ao MDB) - 42.049

Souza: (PHS, mas deve se filiar ao PSB) - 31.097

Hermano Morais: (MDB, mas já autorizado a sair) - 38.053

Kleber Rodrigues: (Avante, mas já anunciou desejo de sair) - 32.755

Coronel Azevedo: (PSL, mas já pediu para sair) - 27.606

Benes Leocádio: (PTC, agora no PRB) - 125.841

Capitão Styvenson (Rede, agora no Podemos) – 745.827

Zenaide Maia (PHS, agora no Pros) – 630.315


Fonte: DeFato.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo Editado Por: Yago Design (84) 9.9634-6218 - Designed: - Blog do Evando Lima Atualizado Todos os Dias