Tendência

17 de abril de 2019

CANINDÉ QUIRINO VICE-PRESIDENTE DO SINDAS/RN: Relata a luta e conquistas dos Agentes de Endemias. E externa felicidade após aprovação do PL nª 003/2019

Vice-presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde do Rio Grande do Norte - SINDAS/RN o Sr. Canindé Quirino. Foto: Assessoria de Comunicação da C.M.U 


A Câmara Municipal de Umarizal-RN na sessão legislativa dessa terça-feira (16/04), aprovou por unanimidade em 1ª e 2ª turno o Projeto de Lei nª 003/2019 que dispõe sobre a alteração da Lei nª 419/2006, sobre a Efetivação e atribuições dos Agentes de Combate às Endemias – ACE, na forma dos § 4ª, 5ª e 6ª do art. 198 da Constituição Federal, alterando e dá outras providências.

Foto: Assessoria de Comunicação da C.M.U 

Na oportunidade o Presidente da Câmara Robério Delfino, concedeu a palavra ao vice-presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde do Rio Grande do Norte - SINDAS/RN o Sr. Canindé Quirino, onde em sua fala externou que a categoria encontra-se em um tom de alegria, após a aprovação do Projeto de Lei nª 003/2019 que efetiva os Agentes de Combate às Endemias – ACE no quadro efetivo de município.

Vice-presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde do Rio Grande do Norte - SINDAS/RN o Sr. Canindé Quirino. Foto: Assessoria de Comunicação da C.M.U 

“É uma satisfação de dever cumprido, e dizer que não é o primeiro momento que estamos na cidade de Umarizal, e aqui me lembro que no ano de 1996 enquanto ninguém era efetivo ainda e não existia a legislação do agente comunitário e nem de combate as endemias. E em uma reunião aqui em Umarizal, nós em parceria com os agentes comunitários ajudamos a criar a Associação dos Agentes da cidade de Umarizal. A partir daí gerou um fortalecimento da união na busca do direito de cada ACS (naquele momento os ACE não estava tão engajados na luta, assim como os ACS). Mas fortalecemos o movimento e trouxemos os Agentes de Combate às Endemias – ACE para dentro da nossa luta”, disse.

Agentes comemoram a aprovação do Projeto de Lei nª 003/2019. Foto: Assessoria de Comunicação da C.M.U 

O representante do SINDAS/RN ainda mencionou diante de muitas viagens dele à Brasília-DF, em busca de diretos para a categoria, o Sr. Canindé Quirino, cita a conquista que tiveram na aprovação de uma Emenda da Constituição nª 51 onde garantiu o direto dos ACS e ACE a se tornarem efetivos, sem fazer um novo processo seletivo.

“Nós garantimos posterior a isso, no ano de 2006 na aprovação da Lei Federal nª 11.350 de 05 de outubro de 2006 que regulamentou o direito de cada Agente comunitário de Endemias ser efetivo. Não satisfeitos no ano de 2010 conseguimos aprovar a Emenda nª 63, que dá direito ao Piso e ao Plano de Cargos da categoria. E hoje no país temos duas categorias que têm Piso Salarial, que são os Professores e Agentes. E em 2014 aprovamos o tão sonhado Piso Salarial Nacional da categoria, não satisfeitos por 4 anos sem reajustes buscamos novamente antes do reajuste, aprovar uma Lei nª 13.342 tornando a categoria insalubre. E não satisfeitos aprovamos o tão sonhando reajuste do piso que a cidade de Umarizal vem cumprindo. E o RN por ter um sindicato forte e atuante estar cumprindo na totalidade”, disse.

Foto: Assessoria de Comunicação da C.M.U 

O Sr. Canindé Quirino ainda agradeceu a Prefeita Elijane Paiva, Câmara Municipal de Umarizal, vereadores, jurídico e principalmente aos Agentes de Endemias do município. “Muito obrigado por ter realizado esse sonho dos Agentes de Endemias”, declarou.

Vereadores ao lado dos Agentes de Endemias de Umarizal e do vice-presidente do SINDAS-RN Foto: Assessoria de Comunicação da C.M.U 


Assessoria de Comunicação da C.M.U

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo Editado Por: Yago Design (84) 9.9634-6218 - Designed: - Blog do Evando Lima Atualizado Todos os Dias