Tendência

19 de dezembro de 2018

Vereadores cobram do Poder Público Municipal intensidade na prevenção Leishmaniose em Umarizal



Preocupado com a situação da Leishmaniose (CALAZAR) instalada no município de Umarizal, o vereador Robério Delfino (PSB) encaminho mais uma vez um ofício à Secretaria Municipal de Saúde, na sessão legislativa nessa última terça-feira (18/DEZ), solicitando um trabalho mais intenso e rigoroso, em relação a problemática Leishmaniose – CALAZAR em Umarizal, na qual segundo relatou os parlamentares essa doença vem se alastrando rapidamente no município, e fazendo várias vítimas entre a população umarizalense.

Leishmaniose
O calazar é uma das doenças parasitárias que mais mata no mundo. Assim como a doença de Chagas e a doença do sono, o calazar é uma das mais perigosas doenças tropicais negligenciadas (DTNs).

Robério Delfino (PSB) declara que o município já tem vários casos confirmados de Calazar, tendo em vista ter um jovem infectado e passando por tratamentos na capital do estado. E outra pessoa já sendo encaminhada para passar por tratamentos também.

Vereador Robério solicita da S.M.S providências em relação Leishmaniose (CALAZAR) em Umarizal. Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U 

“Solicito mais uma vez ao Poder Executivo Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde, que sejam tomada medidas mais concretas em relação a problemática do CALAZAR no município de Umarizal. Na qual temos algumas vítimas internadas em hospitais em Natal-RN, fazendo tratamento da doença do CALAZAR. Diante disso, solicito que a Secretaria Municipal de Saúde tome as devidas providências e a competência em realizar exames em todos os animais do nosso município. Na qual, já temos várias pessoas contaminadas com Calazar em nossa cidade e isso é bastante grave”, disse

Mesa diretora da Sessão Legislativa dessa última terça-feira (18/12).  Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U 

O vereador Bazoca (PSB), também se manifestou em relação a essa problemática e disse, “Essa problemática para a prevenção e a realização de exames dos animais com calazar, é uma obrigação do Poder Público municipal, sim. Se o CALAZAR está se alastrando em nossa cidade, entre pessoas sendo contaminadas e terem que serem tratadas fora do nosso município, diante disso quem tem que tomar uma providência é a Secretaria Municipal de Saúde e a gestora municipal, tem que tomar à frente dessa causa e correr atrás para sanar essa situação”, disse.

Vereador Gilmar Freitas (PR). Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U 

Gilmar Freitas (PR), frisou que a Secretaria Municipal de Saúde e o Poder Executivo, já vêm realizando esse trabalho de prevenção , “Esse é um tema bastante polêmico e preocupante, mas graças a Deus a Secretaria Municipal de Saúde do nosso município já vem fazendo um trabalho em relação ao CALAZAR, na qual os agentes de endemias já estão fazendo esse trabalho de prevenção e procurando onde tem animais com esse problema, para que se possam fazer um intervenção juntamente ao nosso município”, destaca o vereador.

O democrata Jatão da Rádio (DEM), onde relata que o município já tem vários casos de pessoas contaminadas pela Leishmaniose – CALAZAR, e pede do Poder Público Municipal um trabalho mais intenso em relação a essa problemática.

Vereador Jatão da Rádio (DEM).  Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U 

“Esse debate é bastante pertinente, na qual fiquei sabendo de outros casos de pessoas contaminadas com o CALAZAR em nossa cidade”. relata Jatão. 

O parlamentar ainda frisa o número alto de animais contaminados pela Leishmaniose – CALAZAR no Bairro Caraíbas há alguns meses atrás, na qual entre 100 animais 70 estavam contaminados.

“Mais hoje estamos em um patamar muito pior do que já estava acontecendo. Sabemos que a Secretaria Municipal de Saúde, já vem fazendo um trabalho de prevenção entre outros, mas aqui pedimos que faça mais e que esse trabalho seja intenso. Porque a coisa está seria e feia, diante disso temos que providenciar que algo seja feito com responsabilidade porque é a vida humana que está em risco”, declarou o vereador.

O vice-presidente da Câmara, Maykon Nunes (AVANTE) relatou aos parlamentes que em contato com o Coordenador da Vigilância Sanitária do município de Umarizal, o mesmo falou que desde da última segunda-feira (17/12) já vem realizando nos bairros do município teste de sangue no animais. 

Vice-presidente da Câmara, Maykon Nunes (AVANTE).  Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U 

“Desde ontem iniciaram os teste nos bairros, recolhendo o sangues dos animais, enviando para a cidade Pau dos Ferros-RN para que possam serem analisados. Na qual já solicitaram dois carros fumaceiros, onde agora estão só esperando a liberação para que possa ser feito esse trabalho”, disse.

Já a vereadora Meyre Câmara (PSB), destaca a importância do trabalho de prevenção do mosquito transmissor da Leishmaniose.

Vereadora Meyre Câmara (PSB).  Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U 

“Não basta sacrificar animais, é necessário que realmente ataque o transmissor que é o mosquito Palha. Então se não fizer a imunização dessas áreas afetadas, estendendo também a cidade. Essa problemática vai continuar se repetindo os casos”, disse.



Assessoria de Imprensa da C.M.U

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo Editado Por: Yago Design (84) 9.9634-6218 - Designed: - Blog do Evando Lima Atualizado Todos os Dias