Tendência

7 de julho de 2017

Vereadores Jatão da Rádio e Gilmar Freitas, entregam requerimento ao chefe da CAERN de Pau dos Ferros, solicitando um estudo do ramal que liga a Inspetoria à cidade Umarizal

Vereadores Jatão da Rádio e Gilmar Freitas, entregando o requerimento ao chefe da CAERN em Pau dos Ferros-RN. Foto: Evando Lima / Blog do Evando Lima

Os vereadores de Umarizal-RN, Jatão da Rádio (DEM) e Gilmar Freitas (PR), estiveram na manhã desta última quarta-feira (05/JUL), na Regional da CAERN na cidade Pau dos Ferros-RN, na qual foram recebidos pelo o Chefe da Unidade de Operação e Manutenção de Água, o Engenheiro Civil Anderson Araújo de Souza.


Na oportunidade os parlamentares foram entregar em mãos um Requerimento nª 013/2017 da autoria do vereador Jatão da Rádio (DEM), requerendo da CAERN que faça um estudo do ramal que liga a Inspetoria à cidade Umarizal-RN.


Na oportunidade o chefe da CAERN, falou como funciona o abastecimento de água em Umarizal, e sobre o problema constante de falta de abastecimento, o que acarreta essa problemática. E de que forma funciona o abastecimento de água em Umarizal.

Chefe da Unidade de Operação e Manutenção de Água, o Engenheiro Civil Anderson Araújo de Souza. Foto: Evando Lima / Blog do Evando Lima

“Já faz um bom tempo que fazemos a capitação da água, do açude do Rodeador, essa capitação é feita através de uma tomada de água, a gente tem uma estação elevatória de água bruta, onde recalca à água para outra estação elevatória que fica localizada na Comunidade da Inspetoria, e nesta comunidade temos uma segunda estação elevatória também de água bruta, que leva água para a cidade de Umarizal, chegando na cidade temos a estação de tratamento de água, a partir dessa estação de tratamento temos ainda duas estações elevatórias, uma para cada reservatório da cidade, onde a partir desses reservatórios a água é distribuída para toda a população”, afirmou.

Vereadores Jatão da Rádio e Gilmar Freitas. Foto: Evando Lima / Blog do Evando Lima 

O Engenheiro Anderson Araújo, ainda comentou sobre os principais fatores que geralmente acarreta na falta da distribuição de água para a cidade de Umarizal, e explicou que uns dos principais fatores são os problemas operacionais. “Que podem se resumir a problemas mecânicos, elétricos e a questão de vazamentos. Onde eu acredito que hoje seja um dos maiores problemas que temos na adutora de Umarizal”, disse.

O Chefe Regional da CAERN, ainda comentou da importância da população em comunicar a CAERN, quando ver alguns vazamentos de água pela cidade, ruas etc....

Anderson, também explicou o problema da falta de água em Umarizal, nos últimos dias. E relatou de que forma resolveram essa problemática.


“O que ocorreu foi um vazamento, que inicialmente foi um problema no sistema operacional, onde foi sanado, mais quando o sistema foi reativado ai veio ocorrer o vazamento. Então a parada já vinha com esse problema, quando ocorreu o vazamento, o mesmo foi retirado, mais quando foi religado aconteceu um outro vazamento um pouco mais distante. Então esses vazamentos normalmente, eles acontecem em alguns trechos que estejam fragilizados.

Segundo o engenheiro falou, uma das soluções para impedir esses vazamentos, seria a instalação de ventosas (Que servem para “aliviar” a pressão na rede e evitar problemas na tubulação), que são válvulas que são instaladas em partes mais altas do terreno, onde a adutora passa.

“Essas ventosas existiam no trecho de Umarizal, mais com o tempo tiveram problemas, algumas foram substituídas, outras foram isoladas”, disse.


Anderson, também comentou a grande frequência de furto de água, justamente nos pontos que estão as ventosas na cidade de Umarizal. 

“Por ser um ponto que a adutora encontra-se exposta, e fica mais fácil de alguém chegar lá e por um caso quebrar a ventosa, onde isso vinha ocorrendo muito. Na qual fomos desativando algumas dessas ventosas, sabendo que corria um risco de aumentar a probabilidade de aumentar o rompimento na adutora. Mais isso foi uma decisão tomada, visando também de evitar o desperdiço desses pontos, onde vinham ocorrendo esses furtos de água. Portanto hoje temos poucas ventosas instaladas na adutora, onde pode estar contribuindo para isso, mas a gente (CAERN), já tomamos algumas providências, na qual na semana passada já foi instalada uma ventosa, no trecho entre a Inspetoria e a cidade de Umarizal. Já estamos com outra ventosa aqui na CAERN de Pau dos Ferros, direcionada para ser instalada na cidade de Umarizal”, afirmou.



Assessoria de Imprensa da C.M.U 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo Editado Por: Yago Design (84) 9.9634-6218 - Designed: - Blog do Evando Lima Atualizado Todos os Dias