Tendência

19 de julho de 2017

PSDC aposta na renovação e lança vereadora de Grossos ao Governo

Foto: Evando Lima / Assessoria de Imprensa da UVERN 


Fugir da mesmice. Em 2018, é exatamente isso o que o Partido Social Democrata Cristão (PSDC) vai tentar fazer nas eleições do Rio Grande do Norte, agendadas para acontecerem no segundo semestre. Neste pleito especificamente, serão definidos os novos deputados federais, estaduais, senadores e o novo governador (a) do estado. Partindo desta ideia, já está revelado publicamente o nome que a sigla lançará ao cargo majoritário potiguar: estamos falando da empresária Clorisa Linhares, atual vereadora do município de Grossos, cidade da região Oeste.

Cumprindo seu 1º mandato na Câmara da cidade salineira, Clorisa tem 45 anos, é casada e possui graduações nos cursos de Direito e Ciências Contábeis. Caracterizada por ser consumidora de conhecimento, ostenta no currículo cinco pós-graduações, sendo elas em Contabilidade Gerencial, Segurança Pública e Cidadania, Psicomotricidade Relacional, Direito da Família e Sucessões em Direito Público. Ex-funcionária pública (foi agente penitenciária e professora da rede estadual de ensino), agora busca um espaço maior na política do RN.

Na última sexta-feira, 14, o Agora Jornal conversou com a pré-candidata do PSDC ao Governo do Estado. Na sabatina, foram abordados temas relevantes para o Rio Grande do Norte como os principais problemas enfrentados pelo poder Executivo nos dias de hoje; o cenário político para 2018 (que já tem como possíveis candidatos ao cargo majoritário o atual governador Robinson Faria, o prefeito de Natal Carlos Eduardo e a senadora Fátima Bezerra), além de alguns de seus projetos de governo caso venha a ser eleita pelo povo norte-rio grandense.

De início, Clorisa se mostrou bastante preocupada com a situação enfrentada pelo Rio Grande do Norte, seja ela no tocante à parte administrativa ou até mesmo econômica. De acordo com a pré-candidata, o Estado vive um momento de instabilidade muito grande, mas que, no fim, poderá ser benéfico do ponto de vista político, uma vez que o período está propenso a lidar com uma reforma grande em todas as vertentes públicas.

“Hoje eu encaro a situação do RN de forma lamentável. Além de estar quebrado financeiramente, em termos administrativos o Estado tem deixado muito a desejar e não promove iniciativas agradáveis. Apesar de tudo, isso deixa um cenário favorável para a possibilidade da reforma política. Hoje, mais do que nunca, diante dessas denúncias e operações de combate à corrupção que estão havendo, fica mais fácil para as pessoas identificarem seus candidatos ideais. Pode ser que, pelo menos em um aspecto, é um mal que veio para o bem”, disse.

Questionada sobre as figuras políticas que, em tese, virão a disputar o Governo do Estado em 2018 com ela, Clorisa demonstrou respeito por todos, muito embora tenha admitido não simpatizar politicamente com eles. “São grandes nomes e todos eles têm uma história marcante na política do nosso Estado, todavia, nenhum deles me satisfaz no ramo político”, declarou a vereadora de Grossos. No caso do governo atual, disse ainda perceber um distanciamento do RN com as demais gestões dos estados nordestinos no que se refere ao modelo adotado.

A principal crítica da pré-candidata ao governo de Robinson se dá na área da segurança pública. Para ele, faltam políticas sociais para evitar que os índices, hoje assustadores, sejam ainda piores nos próximos anos. Para embasar a crítica, citou um estudo feito por ela mesma no sistema penitenciário do Estado, onde ficou constatado que, em 90% dos casos, a introdução da criminalidade no RN acontece devido à falta de estrutura familiar e políticas públicas no território potiguar.

“Sou casada há 25 anos com um delegado de polícia, trabalhei no sistema penitenciário, fiz um trabalho de pesquisa durante 5 anos dentro dos presídios da minha região, e no perfil que foi identificado nos presos, 90% era possível identificar que os problemas deles começaram na estrutura familiar, ou seja, é comprovado que faltam políticas públicas para evitar que estes índices cresçam ainda mais no RN”, garantiu Linhares, eleita em Grossos com 597 votos (8,2% dos votos válidos no município).

Quando perguntada sobre quais seriam as suas principais bandeiras à frente do Executivo, não titubeou e garantiu trabalhar arduamente em busca de melhorar a saúde, a educação e a segurança do Estado. “Segurança, saúde e educação. São três situações emergentes e que precisam de resultados imediatos, justamente por atingirem diretamente a vida das pessoas. Hoje se você botar o pé fora da sua casa, pode ser assaltado e morto devido à falta de segurança. Se não tiver uma assistência médica necessária, pode rapidamente perder sua vida devido à falta de saúde”, contou, completando:

“Além disso, vamos investir na educação implantando na plataforma de governo a questão da psicomotricidade relacional (que já vem sendo trabalhada desde as suas bases como uma forma preventiva na área de segurança), mas pretendemos implementar neste e nos outros segmentos, para já ir trabalhando o cidadão dentro de sua estrutura familiar e evitando o problema que mencionei antes, de propiciar as crianças a entrarem no mundo do crime”, complementou.

Por fim, a reportagem questionou Clorisa sobre as razões que a população teria, nos dias de hoje, para apostar no novo e fugir dos nomes já consagrados na política do Estado para o Governo. Sucinta, ela conseguiu ser eficiente. “Por que o velho não está dando certo. Ou está?”, encerrou.


Informações: Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo Editado Por: Yago Design (84) 9.9634-6218 - Designed: - Blog do Evando Lima Atualizado Todos os Dias