Tendência

14 de junho de 2017

Vereadores de Umarizal aprovam requerimento para um estudo de prevenção e ação mais detalhado da Leishmaniose em Umarizal

Vereadores de Umarizal em sessão desta última terça-feira (13), no Plenário da C.M.U - Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U 

Foi aprovado por unanimidade na sessão desta última terça-feira (13), na Câmara Municipal de Umarizal-RN, o Requerimento nª 012/2017 de autoria do vereador Jatão da Rádio, na qual reivindicava do Poder Executivo Municipal, um estudo de prevenção e ação mais detalhado da Leishmaniose (CALAZAR), em nosso município.

O parlamentar destaca a importância deste requerimento, tendo em vista a preocupação dos cidadãos umarizalenses, com a Leishmaniose (CALAZAR), “Doença essa que vem afetando os cachorros do município de Umarizal, e a gravidade que essa doença transmite, sendo o calazar a segunda doença que mais mata no mundo. Diante disso, eu requeiro esse estudo em caráter de urgência”, disse.

Vereador e propositor do requerimento nª 012/2017,  Jatão da Rádio (DEM) - Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U 

Jatão da Rádio (DEM), ainda relembrou que no início da gestão da prefeita Elijane Paiva, o mesmo procurou a senhora prefeita e tratou dessa problemática hora citada em seu requerimento.

“Precisamos urgentemente que seja feito um estudo sobre isso, através de exames, com exames também para contrapor, ou seja para fortificar a validade do primeiro exame, bem como algumas ações para tentar solucionar esse problema", destacou o parlamentar.

O democrata ainda frisou, que recebeu várias reclamações dos moradores dos bairros Novo Horizonte, COHAB, Caraíbas e do centro da cidade, “Alguns moradores do bairro Caraíbas, me disseram que vêm pessoas de outras cidades, trazendo cachorros com Calazar e soltando no bairro Caraíbas. Isso é fato, é notório e visto. A poucos dias foi feito um trabalho da Leishmaniose (CALAZAR), no Caraíbas onde tiveram que ser sacrificados mais de 70 cachorros, diagnosticados com a Leishmaniose (CALAZAR). E daí se formos novamente no bairro Caraíbas, teremos um novo percentual de cachorros com Calazar ”, disse.

Jatão, externa que o Poder Executivo Municipal de Umarizal, tem que tomar uma providência o quanto antes, “Porque as comunidades ficam à mercê desse problema”, disse.

Vereador Chico de Brancar (DEM) - Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U 

Na discussão do requerimento o vereador Chico de Brancar (DEM), colabora no pronunciamento do vereador Jatão da Rádio (DEM), onde relata uma conversa que teve com o Médico Veterinário do Município de Umarizal, o Srº Rafael Duarte, a poucos dias, “Na qual me repassou informações que foram feitos mais de 100 testes com cachorros do município, onde teve alguns que realmente deram positivos, onde alguns animais chegaram a serem sacrificados”, disse.

Vereadora Meyre Câmara (PSB) - Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U 

A vereadora Meyre Câmara, relembra que no de 2016 já se iniciou um trabalho em Umarizal, onde foi detectado um número muito grande de cachorros com Leishmaniose (CALAZAR). “E a continuidade de intensificar e continuar esse trabalho, realmente é muito necessário. Porque infelizmente nós temos um grande número de cachorros soltos nas ruas”, disse.

Vereador Maykon Nunes (AVANTE) - Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U 

O vice-presidente da casa, Maykon Nunes (AVANTE), destaca a grande importância do requerimento nª 012/2017, “Este requerimento do nobre vereador Jatão da Rádio, é de extrema importância, para o trabalho do calazar em nosso município. Onde esse trabalho tem que ser feito de forma responsável, e que a população também ajude levando os seus cachorros para fazer os testes”, disse.



Assessoria de Imprensa da C.M.U 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo Editado Por: Yago Design (84) 9.9634-6218 - Designed: - Blog do Evando Lima Atualizado Todos os Dias