Tendência

9 de junho de 2017

Em audiência pública, câmara municipal de Umarizal discute a LDO para o ano de 2018


O executivo Municipal de Umarizal-RN, enviou para o Legislativo Municipal, nesta última terça-feira (08), o Projeto de Lei nª 005/2017, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração do Orçamento Geral do Município de Umarizal, para o exercício de 2018.

Onde a Câmara Municipal de Umarizal-RN, uma audiência pública para discutirem sobre a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias. Na qual foi presidida pelo o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, o vereador Chico de Brancar (DEM).

Foto: Assessoria de Imprensa da C.M.U

Estiveram marcando presença representando o Executivo Municipal o excelentíssimo senhor vice-prefeito Raimundo, e também o Assessor Contábil do município, o sr. Alexandre Almeida, onde o mesmo externou a todos os presentes que conversando com a equipe de finanças do executivo municipal, repassaram algumas dificuldades em elaborar essa LDO.

Assessor contábil do executivo municipal, Alexandre Almeida. Foto:
Assessoria de Imprensa da C.M.U 

“Acontecendo o seguinte, quando assumimos o município, pegamos a LDO de 2016 que tem execução neste ano, e pegamos ela para podermos compor a do próximo ano 2018. Visto que nós não tínhamos nenhuma informação adicional sobre isso. Além de que também nós não tínhamos um balanço patrimonial fechado para exercício de 2016. Então a gente se pautou, no que tínhamos de material e no que tinha sido aprovado no exercício anterior, para a execução deste ano de 2017. Portanto toda a matéria relacionada a LDO, se norteamos basicamente nisso”, disse o assessor contábil Alexandre Almeida.

O presidente abrindo a palavra ao público hora presente, o mesmo facultou a palavra ao representante da UVERN – União dos vereadores do Rio Grande do Norte, o sr. Washington Sales, onde destacou vários erros de digitação na LDO, hora em discussão.

Representante da UVERN - Washington Sales.
Foto: Assessoria de Imprensa da C.M.U

“Quero aqui frisar aos senhores vereadores deste Poder Legislativo, que aqui como representante da UVERN e nessa caminhada que estamos nas casas legislativas, nós passamos a seguinte orientação, que não só votem na LDO, por votarem, mais sim que leiam e se à detenham a cada detalhe, porque é uma peça importante, peça essa que irá nortear o futuro dos nossos município. Muitas vezes pode se pensar, eu vou votar e não se dá uma lida bem especifica, e as vezes acontecem erros, não são erros contábeis, mais são erros de transcrição e digitação”, destaca. 


Washington Sales, também cita alguns erros que o mesmo encontrou, ao ler a LDO, “No Art. 1ª nós dizemos que temos 4 anexos, mais nós temos 8 anexos. No Art. 6ª, nós colocamos 50% de crédito suplementar, então quer dizer que no ano passado já foi aprovado 30%, esses 30% já é uma porcentagem alta, imagine 50%, então são a esses detalhes que temos que nos deter. Diante disso, se não lermos e não se a deter a isso, acaba-se votando na matéria e depois não tem como você modificar, porque depois de votar não tem como o Poder Executivo mudar o que o Poder Legislativo aprovou”, disse.

Vereador Chico de Brancar (DEM) presidindo a audiência pública. Foto: Assessoria de Imprensa da C.M.U

Chico de Brancar (DEM), presidente da audiência, relata que pela manhã em reunião com as comissões, identificaram alguns erros de digitação na LDO, hora citados pelo o representante da UVERN “É como não é na questão técnica, e não tínhamos mais tempo arbitro para suspendermos a audiência. Mais com certeza quando vim e for para pauta e votação ainda nas comissões, esses erros de digitações serão corrigidos, juntamente com a equipe técnica do executivo municipal”, disse.

Vereadora Neide Freitas (PSD), Foto: Assessoria de Imprensa da C.M.U 

A vereadora Neide Freitas (PSD), ressalta a importância de se fazer uma correção antes, de mandar um projeto de lei, como a LDO de tamanha importância, quanto este que hora foi discutido na audiência pública.

Vereador Maykon Nunes (AVANTE) - Foto: Assessoria de Imprensa da C.M.U 

O vereador Maykon Nunes (AVANTE), ao ler o projeto de lei, também se deparou com vários erros e ausência de alguns pontos de bastante importância para o município. “Sentir falta neste orçamento de um anexo das metas e prioridades, detalhadas porque nos anos anteriores vinham e agora não veio”, relatou. O parlamentar ainda destacou que está faltando também a Avaliação do cumprimento de metas, relativo ao ano anterior. Entre outros pontos que também estão faltando.


Vereadora Meyre Câmara (PSB) - Foto: Assessoria de Imprensa da C.M.U 

A vereadora Meyre Câmara (PSB), relata que o acontece geralmente nas elaborações das LDO, são que copia-se a do ano anterior, onde eu acho isso um verdadeiro crime. Porque o correto é analisar a anterior, ver realmente o que pode ser recolocado e está adequado com quer a lei permite”, disse.

Vereador  Chico de Brancar (DEM) - Foto: Assessoria de Imprensa da C.M.U 
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, o vereador Chico de Brancar (DEM), chegou ao consenso que depois de ouvir e ver a ausência e erros de digitação de alguns pontos importantes para o referente projeto de lei, frisou que irá se reunir novamente com as comissões, para mandarem novamente o projeto de lei, para o executivo municipal, “Para que se faça as correções necessárias, e que o projeto venha para esta Casa Legislativa, com as suas adequações legais. E em seguida posteriormente voltaremos com as discussões, já dando continuidade nas comissões e posteriormente vim para plenário”, disse.


Assessoria de Imprensa da C.M.U 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo Editado Por: Yago Design (84) 9.9634-6218 - Designed: - Blog do Evando Lima Atualizado Todos os Dias