Tendência

30 de junho de 2017

Câmara de Umarizal aprova a 1ª etapa da LDO

Câmara de vereadores de Umarizal-RN, aprovam a 1ª etapa da LDO - Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U

Foi aprovada por unanimidade na sessão legislativa, dessa última terça-feira (27), em sua 1ª etapa de votação, o Projeto de Lei nª 005/2017 sobre a LDO. Que dispõe sobre as diretrizes para elaboração do Orçamento Geral do Município de Umarizal, para o exercício de 2018.

O projeto de lei, já tinha vindo para apreciação no plenário no último dia 07 de Junho do corrente ano, em audiência pública realizada na câmara municipal de Umarizal, mais as comissões e os senhores vereadores detectaram que no projeto havia vários erros ortográficos e de digitações. Diante disso, os senhores vereadores acharam mais viável devolverem ao executivo municipal, para assim fazerem as correções necessárias e consequentemente mandarem de volta ao Poder Legislativo Municipal.

Pois bem, o projeto de lei de volta ao Poder Legislativo, onde as comissões e os senhores vereadores estudaram novamente e viram que a LDO está dentro da lei, e obedecendo todas as leis da sua constitucionalidade, colocaram em votação. 

Mesa diretora da Câmara Municipal de Umarizal-RN, Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U

A LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, em discussão no plenário o parlamentar Chico de Brancar (DEM), externou o seu voto favorável e falou da importância do apoio da bancada oposicionista na aprovação do projeto de lei.

“Como Presidente da Comissão de Constituição e Justiça, quero aqui externar o meu voto favorável ao Projeto de Lei nª 005/2017. Tanto foi favorável nas comissões, como aqui no plenário. Pela a LDO hora apresentada está dentro da lei, e obedecendo todas as leis da sua constitucionalidade”, destacou o vereador Chico de Brancar.

Chico de Brancar (DEM), deu continuidade à sua fala parabenizando a bancada oposicionista, pelo o seu comportamento e o voto favorável na votação da LDO. 

Vereador Chico de Brancar (DEM), em seu pronunciamento. Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U

“Isso é uma demonstração que a bancada de oposição, vem dizendo nesta Casa Legislativa que não está aqui para fazer picuinhas. Hoje foi a prova viva que realmente é verdade, porquê? Nós hoje estamos com a nossa bancada da situação desfalcada de dois colegas vereadores, que por motivos maiores não puderam estarem presentes. E hoje esse projeto da LDO, onde nós precisávamos de 2/3 (dois terços) dos votos, o que é 2/3 dos votos de 7 vereadores presentes? É de 4,2 essa conta é puxada pra cima, onde é de 5 votos. Contando também que o sr. presidente vota só em caso de empate. Então temos que reconhecer e agradecer a aprovação da LDO em 1ª turno, que se deu por conta da responsabilidade, e da forma coerente e transparente que a bancada da oposição fez hoje”, disse.

A vereadora Meyre Câmara (PSB), da bancada oposicionista externou o seu voto favorável, mais explicou que ainda acha alto o valor dos 50% dos créditos adicionais suplementares propostos pelo o executivo municipal na Projeto de Lei da LDO.
 
Vereadora Meyre Câmara (PSB), em seu pronunciamento. Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U

“O projeto hora em votação, ele voltou realmente do executivo municipal, com todas as correções necessárias, haja vista que as correções realmente que a gente tanto pleiteou em seus anexos, eram erros ortográficos e de digitações. Como a LDO é uma lei de grande importância, haja vista por versar sobre o orçamento, onde é importante que o projeto venha na integra corretamente”, disse.

A parlamentar ainda faz uma ressalva, onde diz, “Por eu achar que não há necessidade de conter no Art. 6ª §3ª que abre a questão dos créditos adicionais suplementares no limite de 50%. No entanto eu acho o quanto alto esses 50% mesmo sabendo que essa totalidade está permitida na lei. Primeiro a gente [vereadores] já aprovamos para o ano de 2017, 30% dos créditos suplementares. Diante disso eu acho que para ter uma consonância e parâmetros parecidos com 2017. Onde outro fator que eu acho também determinante, se eu voto nos 50%, você estar atestando de certa forma que quase 50% do projeto tem alguma coisa para ser corrigida. Mas como a LDO é mais burocrático, onde a gente vai aprovar e discutir ainda o orçamento anual, que esse sim como muito bem o Assessor Contábil do município, Adriano, nos falou que pode vim até 30%, e que a gente venha discutir esse percentual. Acreditando nisso o meu voto é favorável ao projeto na integra como ele veio”, disse.

Vereador Robério Delfino (PSB), em seu pronunciamento. Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U

O vereador Robério Delfino (PSB), também da bancada oposicionista, externou o seu voto favorável ao Projeto de Lei da LDO, onde o parlamentar frisou dizendo, “Apesar de achar esses 50% um valor muito alto. Mais eu peço que a senhora prefeita, procure benefícios para o nosso município. E nós como oposição, não estamos aqui para atrapalhar, mais sim para ajudar ao nosso município”, disse.




Assessoria de Imprensa da C.M.U 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo Editado Por: Yago Design (84) 9.9634-6218 - Designed: - Blog do Evando Lima Atualizado Todos os Dias