Tendência

13 de abril de 2017

“Não se fecha escola, mais se abre escolas”, disse a vereadora Meyre Câmara

Vereadora Meyre Câmara (PSB), na apresentação do seu requerimento na sessão dessa última terça-feira (11). Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U 

Na sessão dessa última terça-feira (11), a vereadora Meyra Câmara (PSB), apresentou um requerimento, solicitando da Comissão permanente de Educação do Poder Legislativo Municipal, que fosse realizada uma audiência pública, para discutir o fechamento da Escola Municipal Raimunda Barreto e também o fechamento do turno vespertino da Escola Municipal Tancredo Neves. Onde segundo a parlamentar, a senhora prefeita de Umarizal-RN, Elijane Paiva (DEM), em reunião com os pais e professores dos alunos, da Escola M. Raimunda Barreto, sugeriu o fechamento da referente escola, por estar com o baixo número de alunos.

A vereadora frisa o motivo em requerer essa audiência pública, para debater sobre o fechamento da Escola M. Raimunda Barreto e também sobre o fechamento do turno vespertino da Escola Municipal Tancredo Neves.

“O meu intuito em requerer uma audiência pública, acerca do problema, é que o problema existe, onde fomos comunicados. A escola, através de uma reunião com a Secretária Municipal de Educação, Eva Dias, e a Senhora Prefeita Municipal, Elijane Paiva, na qual nos chegaram sim com essa proposta. Portanto a secretária e a prefeita, ouviram os professores e os pais dos alunos, e ao ouvirem os pais dos alunos, a prefeita se deparou com uma situação mais difícil. Haja vista a comunidade da COHAB, consta apenas com a Escola Municipal Raimunda Barreto, funcionando.

Pais, alunos e professores da Escola M. Raimunda Barreto, se fizeram presentes na sessão. Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U 

A vereadora ainda relatou que no ano de 2016, a Escola Municipal Raimunda Barreto, passou por algumas reformas, “Na qual os pais, professores e toda comunidade escolar, se uniram para manterem a escola aberta. Portanto a escola hoje, encontra-se com 74 alunos. Se fizermos um retrocesso ao longo do ano de 2016, a escola constava com 75 alunos e hoje ela consta com 74 alunos, então não houve percas. Mesmo que houvesse percas, os alunos daquela comunidade têm o direito por lei, como diz no Estatuto da Criança e Adolescente no Artigo 53 §5ª, onde diz, ‘Toda Criança tem acesso a escola pública e gratuita próxima a sua residência’ e na LDB no artigo 40, diz a mesma coisa que a LDB assegura as crianças a terem acesso à escola pública e gratuita, próxima a sua residência”, disse.

A parlamentar frisa que não é justo que a comunidade COHAB, seja penalizada com o fechamento da Escola Municipal Raimunda Barreto. 

Meyre Câmara (PSB), ainda relatou que o Blog do Hermes Castro, vinculou uma notícia que a escola não iria mais fechar, diante disso a parlamentar falou que essa notícia não é oficial, mais sim extra oficial, “Portanto eu tenho certeza que diante do clamor que foi feito naquela escola, por pais de alunos e professores, a excelentíssima prefeita vai rever o quadro. Porque foi ela [prefeita Elijane], que chegou para nos dar à notícia, em uma conversa juntamente com os pais de alunos e professores. Mais até então essa audiência pública, que estou requerendo vai nos permitir a analisar esse quadro não só da Escola Municipal Raimunda Barreto, mais também da Escola Municipal Tancredo Neves, que conta atualmente com quase 90 alunos no turno vespertino, onde corre o risco de ser fechado esse turno”, destacou.

Meyre Câmara (PSB), ainda destacou em sua fala, “Se amanhã ou depois, a prefeita se pronunciar de forma favorável de não fechar a Escola Municipal Raimunda Barreto e também ao não fechamento do turno vespertino da Escola Municipal Tancredo Neves, o requerimento fica em Stand By”, disse.

“Não se fecha escola, mais se abre escolas”, disse a vereadora Meyre Câmara

Meyre Câmara (PSB), relatou ainda em seu pronunciamento sobre a postagem do Blog do Hermes Castro, onde o mesmo segundo a parlamentar, relata que a notícia do fechamento da Escola Municipal Raimunda Barreto, foi histórias distorcidas da oposição, “Sou oposição sim, mais nunca usei a minha fala de maneira irresponsável para falar de A, B ou de C, as coisas que são ditas por mim, são faladas porque eu tenho a veracidade dos fatos. Então ao escreverem tenham cuidado com o que escrevem, onde está manchando o nome de pais, professores que ali estavam em reunião com a prefeita, onde ouviram da excelentíssima senhora prefeita Elijane Paiva, que naquele dia ela vinha para fechar a escola. Fechar a escola para levar os alunos, para a Escola Municipal Tancredo Neves, disponibilizando meios de transportes para os mesmos irem estudar na Escola M. Tancredo Neves”, disse.

Mesmo diante de tudo que foi exposto e dito pela a vereadora Meyre Câmara (PSB), o seu requerimento não foi aprovado, obtendo 3 votos favoráveis e 5 votos contrários.


Assessoria de Imprensa da C.M.U 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo Editado Por: Yago Design (84) 9.9634-6218 - Designed: - Blog do Evando Lima Atualizado Todos os Dias