Tendência

10 de março de 2017

Prefeitura de Umarizal pede na justiça que greve dos servidores seja considera ilegal e abusiva

Foto: Reprodução / Facebook

O Juiz substituto da Comarca de Umarizal, Arthur Bernardo Maia do Nascimento, disse ser incompetente para julgar o pedido da Prefeitura de Umarizal para declarar a greve dos servidores públicos do município ilegal. Na decisão o juiz destacou que não é da competência de juízo de primeiro grau julgar ações relacionadas a movimentos grevistas e remeteu o processo para o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).

“Considerando o entendimento da jurisprudência, não é o juízo de primeiro grau o competente para processar e julgar feitos relacionados a temática grevista, mas sim do Tribunal de Justiça do Estado”, diz trecho da decisão.

O juiz determinou ainda o encaminhamento dos autos do processo com urgência ao TJRN que deverá avaliar o caso.

Greve
A greve deflagrada pelos servidores públicos de Umarizal é motiva pelo ato da atual prefeita, Elijane Paiva (DEM) que anulou no mês passado um decreto que garantia a toda a classe servidora do município a tão sonhada progressão da Letra assegurada nas Leis do Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

O responsável por garantir o direito dos servidores foi o então prefeito Marcos Fernandes (PSD), que em dezembro do ano passado decretou a progressão e pagou o mês já com os valores ajustados pela lei.

Para anulação do decreto, a Prefeitura de Umarizal alegou a situação financeira delicada das contas do município e a ilegalidade da decisão do ex-prefeito que garantiu a progressão em período vetado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na terça-feira (07) passada, servidores públicos lotaram as dependências da Câmara Municipal, durante a sessão solene da leitura da mensagem anual da prefeita Eliane. Com faixas e cartazes, a categoria protestou contra o ato da gestora e cobrou o cumprimento das leis.


Fonte: O Umarizalense 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo Editado Por: Yago Design (84) 9.9634-6218 - Designed: - Blog do Evando Lima Atualizado Todos os Dias