Tendência

2 de março de 2017

[ESPORTE - SAÚDE] - Strong funcional: treino promete força, alto gasto calórico e corpo em forma

 Pneus e outros objetos do strongman
 são usados no strong funcional 
(Foto: Divulgação)
Já pensou poder unir o ganho de massa muscular gerado pelo levantamento de peso com o gasto calórico dos treinamentos funcionais em uma única atividade? É o que promete o strong funcional, modalidade desenvolvida em cima das técnicas de strongman e de circuitos funcionais que promete trabalhar o corpo inteiro e ser eficaz para todos os objetivos e tipos de pessoas. 

- O princípio do strong funcional é a busca de uma melhor qualidade de vida, propiciando bem estar, melhoria no condicionamento e na parte estética. É um treino completo que visa todas as capacidades físicas. Ensinamos técnicas de execução da força no treino que podem ser levadas para o dia a dia de cada pessoa. Tornamos o corpo da pessoa mais equilibrado - afirmou Ricardo Mitsu, sócio e professor da academia especializada em São Paulo.

O strongman é um esporte em que o praticante usa força, resistência e habilidade para levantar, arrastar e transportar objetos de formas irregulares, como cangalha, log, cilindros, pneus, entre outros. Já no treinamento funcional, o indivíduo executa diferentes sequências de exercícios sobre bases instáveis, como bolas e pranchas, acionando os músculos como um todo, desenvolvendo coordenação, flexibilidade, agilidade e a capacidade respiratória, além de queimar calorias. Por isso, aliar as duas técnicas proporciona um treino completo, que já apresenta resultados após o primeiro mês de dedicação e pelo menos duas vezes por semana de frequência, garante Ricardo Mitsu.

- O strong funcional é a mescla das duas modalidades, sendo que adaptamos as provas do strongman para uma realidade do público geral. Desenvolvemos uma metodologia onde conseguimos direcionar o treino para cada objetivo individual, tornando assim uma das modalidades de treino mais completas, divertidas e eficientes que existem - garantiu.

EuAtleta - strong funcional (Foto: Divulgação)
Aulas de strong funcional têm entre 45 e 60 minutos de duração (Foto: Divulgação)

Um treino de strong funcional dura entre 45 a 60 minutos. As atividades consistem em blocos de exercícios que combinam de dois a quatro exercícios cada. O tempo de descanso entre um bloco e outro varia de acordo com o objetivo do aluno. Os treinos são individualizados, mesmo sendo feito em grupos. Assim, até iniciantes podem se aventurar nesta nova modalidade.

Treino funcional: é uma modalidade que usa as ações motoras básicas, como por exemplo: empurrar, agachar, rotacionar, puxar, etc. Normalmente usa-se exercícios fora das máquinas, usando o corpo de forma integrada e não isolada.

Strongman: é um esporte de força pura, com provas que usam cargas excessivas. Incluem deslocamento com algum material pesado, outras são realizadas de forma estática. O campeão é nomeado como o homem mais forte do mundo.

- O treino é preparado e passado respeitando os objetivos de cada aluno, bem como respeitando todas as suas limitações - disse o educador físico, destacando a diferença entre o método e o crossfit e contando que as mulheres são as principais frequentadoras.

- Hoje eu escolhi meu vestido, não foi ele que me escolheu. Tanto esforço, broncas e choradeira valeram a pena. Já são menos 19kg, mais autoestima e mais força. Como me dizem, agora sou uma strongirl - comemorou Juliana Lessa, de 32 anos.

EuAtleta - strong funcional (Foto: Divulgação)
Força e gasto calórico elevado: mulheres são as maiores praticantes do método (Foto: Divulgação) 

E por trabalhar muito a força, o idealizador do treinamento garante que ele é capaz de substituir a tradicional musculação e também gerar hipertrofia.

- Treinamos força e suas respectivas evoluções com todos os grupos musculares. E se o objetivo for ganhar massa muscular, o direcionamento do treino fará com que o aluno alcance a hipertrofia. Atingimos desde membros inferiores a membros superiores. Tudo depende do dia e do objetivo de cada pessoa.

EuAtleta - strong funcional (Foto: Divulgação)A atriz Giovanna Rizzo, por exemplo, trocou os aparelhos de musculação pelo strong e não quer outra vida. Segundo ela, seu corpo ficou mais bonito e o que ela chama de “monotonia” das academias tradicionais agora é parte do passado.

- Mudou minha concepção de treino. Eu que estava acostumada a treinar na academia, com aparelhos convencionais e sempre fazia os mesmos exercícios, me vi atingindo metas em relação ao meu corpo que até então estavam estagnadas. Além de acabar com a monotonia e ter um novo repertório de exercícios, aprendi a praticar a musculação de uma outra maneira. Não dá para explicar, tem que conhecer para sentir o que é treinar strong - disse a atriz de 21 anos.



Fonte: EU ATLETA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo Editado Por: Yago Design (84) 9.9634-6218 - Designed: - Blog do Evando Lima Atualizado Todos os Dias