Ler as orientações com atenção,
fazer um rascunho e não errar ortografia são fundamentais para uma boa redação.
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Uma das provas mais aguardadas
nos vestibulares, a redação costuma gerar ansiedade nos estudantes porque, além
de demandar muita atenção e preparo, seu tema é quase sempre um mistério. Mas é
possível elencar alguns assuntos nos quais os alunos devem prestar atenção.
Simone Motta, professora e
coordenadora de Português do Curso ETAPA, lembra que os temas podem variar
bastante, conforme cada instituição. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),
por exemplo, costumam aparecer questões relacionadas ao cotidiano e à questão
dos direitos humanos, que demandam do aluno possibilidades de resolução.
“As várias faces da intolerância,
a homofobia, o preconceito religioso, linguístico, em relação à superioridade
cultural, os cuidados com o idoso na sociedade brasileira são alguns exemplos.
O preconceito é sempre um tema bastante atual no Enem”, diz.
Simone lembra também de outros
assuntos, como o novo modelo de família, a regulamentação de vários tipos de
trabalho e as mudanças na política governamental para o idoso, cujo conceito,
nas sociedades atuais, vem mudando bastante.
Em outros vestibulares, é mais
difícil prever o assunto da redação, pois as instituições seguem linhas
diferentes para determinar o tema. Na Fuvest, por exemplo, costumam aparecer
temas mais subjetivos, como utopia, altruísmo, importância da imagem e
consumo.
De maneira geral, Simone indica
cinco temas para os alunos ficarem de olho: superação pessoal; preconceito;
envelhecimento da população e mudanças na política governamental; novo modelo
de família; e questões que envolvem o meio ambiente. Formas alternativas de
energia também podem entrar nesse rol.
Como se dar bem na prova
Quando o aluno recebe a prova, a
primeira coisa a fazer é ler o enunciado com muita atenção. Afinal, ele é quem
vai nortear o caminho do texto. Depois, o estudante deve se preocupar em estabelecer
uma relação entre o tema e o que ele acha do assunto. Ou seja, ele tem de ter
informações.
Ao ler o tema, o aluno já pode
escolher um ponto de vista, uma opinião que tenha a respeito. E, assim, buscar
no que conhece sobre o assunto informações que justifiquem o ponto de vista que
vai assumir.
“Além disso, é muito importante
que ele leve em consideração que não pode simplesmente colocar as frases no
papel aleatoriamente”, aconselha Simone.
Por isso, o rascunho é tão
importante. Nele, o candidato terá a oportunidade de organizar as ideias em um
esquema, redigir o texto e depois passar a redação a limpo. Fazer direto na
folha que será entregue para correção quase nunca dá certo.
Saber o significado do que se
está escrevendo também é fundamental. Simone chama a atenção para os falsos
cognatos, palavras com ortografia semelhante, mas com significados diferentes.
“O aluno imagina que a palavra é algo que ela não é”, explica a professora.
Aliás, a ortografia também deve ser observada. “Na dúvida, é melhor não
escrever uma palavra sobre a qual se tem dúvida. A ortografia errada tira
muitos pontos do aluno, assim como questões relacionadas ao Novo Acordo
Ortográfico, que este ano passa a ser obrigatório”, diz Simone.
A estrutura introdução,
desenvolvimento e conclusão, já conhecida de vários estudantes, deve ser
respeitada. No primeiro parágrafo, o aluno já pode apresentar sua ideia. Nos
dois outros, ele a explica, justifica, exemplifica. E, no último, fecha os
argumentos. É um erro, por exemplo, introduzir uma nova ideia no último
parágrafo.
Dicas de leitura
Simone lembra que os alunos devem
tentar ler pelo menos uma revista semanal, se não for possível ter acesso ao
jornal todos os dias. Ela dá uma dica que pode ser eficaz:
“Não importa o quanto esteja cansado,
antes de dormir, o aluno quase sempre pega o computador, entra na internet.
Então, se a página inicial dele for um site de notícias, facilita”, afirma.
Além disso, ler livros – e não só
os exigidos pelas universidades – é fundamental para desenvolver habilidades de
escrita, e entender como funciona a gramática. O universo linguístico do aluno
aumenta, e ele tem mais chances de escrever bem na redação.
Fonte: G1
Via: Etapa
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