Tendência

11 de julho de 2016

Encanto do Nordeste é campeã do festival de Taboleiro Grande; Junina se consolida como uma das melhores quadrilhas do RN

Foto: Reprodução / Facebook

A Encanto do Nordeste foi a grande Campeã do Festival de Quadrilhas Juninas da Adega Balneário. A competição integrou do tradicional São Pedro do Povo da cidade de Taboleiro Grande, região Oeste. Com o título a junina umarizalense consolida-se como uma das maiores quadrilhas do Rio Grande do Norte, símbolo de cultura e da arte do povo de Umarizal.

Entre as conquistas deste ano está o 2º lugar no Festival de Quadrilhas do Mossoró Cidade Junina; 2ª colocação no Festival de Patu (Perdendo apenas para Lume da Fogueira, campeã estadual 2016); e o 3º lugar em Alexandria que veio acompanhado dos títulos de melhor rei e rainha do festival.

Trazendo no enredo a história de um casal nordestino que sai do sertão para buscar uma vida melhor na Amazônia, o grupo fez este ano um resgate cultural das tradições juninas, ao mesmo tempo que levou a plateia dos festivais por onde passou a refletir sobre um tema sempre presente na sociedade: a preservação do meio ambiente. “A serra que corta a nossa Amazônia, corta também a pureza do ar, com tanto desmatamento como vamos respirar? ”, diz trecho do enredo encantado.

A apresentação também chama atenção para os prejuízos causados pelo desmatamento, uma vez que com a destruição de árvores, fauna e flora são dizimadas. Os pontos altos da trama narrada pelo grupo vêm a partir da apresentação da tradicional Rainha da quadrilha, que desfila e dança sobre águas cenográficas dos rios da Amazônia e de um trecho teatral onde os artistas da Cia Arte e Riso, Leonardo Alves e Rose Oliver encenam o agricultor Joaquim e Ana costureira, dois imigrantes nordestinos que, com saudades da cultura, da religiosidade e do povo do sertão, decidem voltar para o nordeste.

Encanto

A quadrilha Encanto do Nordeste é hoje uma das maiores e mais tradicionais juninas do Rio Grande do Norte. Em seus 18 anos de história, o grupo já se apresentou em dezenas de cidades do estado e também em estados vizinhos. O grupo também já celebrou o São João em grandes festivais, como o realizado em Monte Alegre, promovido pela Inter TV e em Mossoró, dentro da programação do Mossoró Cidade Junina. Títulos, grandes premiações e participações memoráveis em festivais reforçam a importância que o grupo tem hoje no cenário cultural nordestino.

Fonte: O Umarizalense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo Editado Por: Yago Design (84) 9.9634-6218 - Designed: - Blog do Evando Lima Atualizado Todos os Dias