Tendência

24 de junho de 2016

Reino Unido decide, em consulta popular, deixar a União Europeia


O Reino Unido decidiu, em consulta à população, sair da União Europeia (UE), tornando-se o primeiro membro a deixar o bloco europeu desde a sua fundação.

O Brexit, nome dado pela mídia ao referendo que decidiu pela saída, um acrônimo de Britain Exit, teve 52% dos votos para deixar a UE (“leave”) e 48% pela permanência (“remain”, em inglês). O referendo ocorreu ao longo de toda a quinta-feira (23) e a apuração terminou na madrugada desta sexta-feira.

A decisão já está derrubando as bolsas de valores pelo mundo e a moeda britânica, a libra, sofre a maior queda ao menos desde o grande ataque especulativo de 1992, quando teve de ser retirada o sistema cambial europeu.

Outro efeito colateral importante da saída britânica é o estímulo a decisões semelhantes em todo o continente europeu, onde o descontentamento com a economia em geral e a União Europeia em particular deve gerar uma onda em favor de referendos separatistas.

O resultado do referendo ainda terá de virar lei pelas mãos do parlamento britânico e entrar em vigor, o que pode ainda levar mais dois anos para efetivar a saída do bloco, mas as chances de a decisão popular ser mudada são praticamente nulas, segundo especialistas.




Fonte: Robson Pires 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo Editado Por: Yago Design (84) 9.9634-6218 - Designed: - Blog do Evando Lima Atualizado Todos os Dias