Tendência

10 de junho de 2016

Médico faz parte de risco no centro de saúde de Umarizal e salva bebê


“Nasce um umarizalense”. Foi com estas palavras que o enfermeiro Gusttavo Cézar anunciou na manhã desta sexta-feira (10), através das redes, o nascimento do pequeno Lucas Emanuel. A história emociona e envolveu toda equipe que estava de plantão no Centro de Saúde Dom Elizeu Mendes (CSDEM) e o médio do Programa Saúde da Família (PSF), Diôgo Martine Brito. Inclusive foi ele quem contou, através do seu perfil pessoal no Facebook, como, depois de anos, voltou a nascer um filho legítimo de Umarizal.

De acordo com a publicação de Diogo, tudo aconteceu quando ele se preparava para iniciar os atendimentos domiciliares do PSF. “Estava indo fazer o atendimento do PSF quando fui chamado urgente para atender uma gestante que estava vindo numa ambulância”.

Até aí tudo bem. O médico se dirigiu ao CSDEM para realizar o atendimento da gestante. O problema surgiu quando Diogo verificou o cartão de pré-natal e a última USG (Ultrassonografia). “Vimos q a gestante estava com 36 semanas de gestação e 2 dias, porém a bolsa ja tinha rompido, as contrações estavam vigorosas e não daria tempo de encaminhar para uma maternidade”, relata Diogo na publicação.

Foi então que o médico decidiu por fazer o parto normal ali, na própria Unidade de Saúde. “Entretanto quando observei, o bebê estava na apresentação pélvica (estava sentado) e teria indicação de ser realizada uma cesariana. Aí neste momento respirei fundo, e já percebi q a situação não seria fácil”, conta.

Diogo descreve ainda que chegou a pensar no pior ao ver o bebê preso no canal de parto (vagina). “Mas neste momento, em silencio, entreguei tudo nas mãos de Deus...realizamos uma episiotomia (Corte cirúrgico feito no períneo, que é a região entre a vagina e o ânus, formada por músculos". Ocorre durante o parto normal para facilitar a passagem do bebê, nos casos em que a abertura não está sendo suficiente), e conseguimos realizar o parto normal.

O alívio tomou conta da equipe de enfermagem que acompanhou todo trabalho do médico, segundo conta Diogo na rede social. “Quando o bebê deu o primeiro choro, a equipe toda ficou feliz e correram para continuar os cuidados iniciais do RN (Recém-nascido), e eu enchi os olhos de lágrimas de felicidade, afinal eu estava desacreditado. Mas Deus é fiel”, relata Diogo.


O médico finaliza a publicação contando que, tanto a mãe quanto o bebê, Lucas Emanoel, já estavam bem o sob os cuidados dos enfermeiros e técnicos do CSDEM. Diogo também agradeceu a equipe que o auxiliou. “Mestre Gusttavo César, Liege Costa, Mayara Raissa, Janaína e Neuzinha, vcs foram sensacionais, mesmo com toda a nossa limitação de estrutura, mas não desistiram. Esse parto foi nosso, cada um teve papel fundamental, sem vcs teria sido diferente. E mais uma vez agradecer ao homem lá de cima por gostar tanto de mim. Obrigado meu Deus”, escreveu.

Diogo finaliza seu texto destacando o amor pela profissão e descrevendo a sensação de dever cumprido pela realização de um parto de risco, com sucesso. “Hoje eu renovo as minhas energias como médico e vou dormir com a certeza de que escolhi a profissão certa e que faço por amor”.

Nascem um umarizalense.

Não há relato nem informação oficial de bebês nascidos em Umarizal nos últimos anos. Desde o fechamento do Hospital Maternidade Érico Onofre, todas as grávidas são encaminhadas pela Secretaria de Saúde para municípios vizinhos, por isso a satisfação e felicidade da equipe foi ainda maior. Nascia não somente mais um bebê, mas um filho legítimo do município de Umarizal.

Como o próprio médico falou, apesar das limitações o parto foi um sucesso. E não é surpresa. Hoje o CSDEM conta com uma das melhores equipes de saúde da região, atendendo a população 24h por dia.

A diretora Socorro Costa Amaral parabenizou a equipe através das redes sociais. "Parabéns a toda equipe e agradeço de antemão o empenho que vocês têm. Obrigada a todos pelo parto, de um modo especial ao dr. Diogo".



Do O UMARIZALENSE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo Editado Por: Yago Design (84) 9.9634-6218 - Designed: - Blog do Evando Lima Atualizado Todos os Dias