Tendência

11 de junho de 2022

Umarizal faz adesão ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo – PNTC

Na manhã desta terça-feira (07/06) a Prefeitura de Umarizal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, fez a adesão municipal ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo – PNTC, que será implantando no município, tendo como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequência das doenças causadas pelo consumo de derivados do tabaco. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde-SMS em conjunto com as cinco Equipes da Estratégia Saúde da Família e da Equipe Multiprofissional do nosso município.

Na oportunidade foi realizado oficinas com os Técnicos da SESAP, para as Equipes da Estratégia Saúde da Família-ESF (ACS, Enfermeiros, Odontólogos e Equipe Multiprofissional).

Após essa inauguração dar-se-á ações educativas de comunicação, de atenção à saúde que são trabalhadas com aquelas pessoas que desejam parar de fumar.

“Com esta dinâmica de trabalho aconteceram reuniões semanais com grupos de fumantes nas unidades de saúde, com auxílio de uma equipe multiprofissional formada por médico, odontólogo, psicólogo e enfermeiro, que irão atuar no tratamento não medicamentoso e de medicamentos caso seja necessário”, destacou o coordenador da atenção básica, Charlles Kenedy.

O programa também conta com apoio do prefeito Raimundo Pezão, que estará dando total suporte aos profissionais e a população que venham precisar desses serviços.


O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica, causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco, e é o maior fator de risco evitável de adoecimentos e mortes no mundo. Além disso, é uma condição importante para complicações da Covid-19. Desta forma e de suma importância a adesão do nosso município a este importantíssimo programa.


Fonte: Redes sociais da PMU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo Editado Por: Yago Design (84) 9.9634-6218 - Designed: - Blog do Evando Lima Atualizado Todos os Dias