Tendência

31 de julho de 2018

Conheça a receita do lambedor, remédio caseiro tradicional do sertão potiguar

Lambedor é tradicional no sertão potiguar (Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução)


No sertão do Rio Grande do Norte, a cura não está só nas farmácias, mas também nas plantas dos quintais. O lambedor, por exemplo, é um remédio caseiro tradicional da região.

No assentamento Hipólito II, em Mossoró, a maioria das agricultoras tem alguma planta "milagrosa" em casa. Maria Antônia dos Santos, por exemplo, sabe a propriedade medicinal de várias delas. "A malva serve pra gripe, pra garganta. A romã também. Aqui em casa dou mais valor ao remédio caseiro", disse.

Dona Maria das Bonecas é conhecida na região porque faz lambedores que ajudam a resolver vários problemas de saúde. "Esse lambedor que eu faço é bom pra inflamação de intestino e fígado", afirmou. Confira abaixo a receita completa do lambedor.

Ingredientes
1 vagem de jatobá
1 pedaço equivalente a 1 palmo de babosa
1 lasca de 1 plamo de pau ferro
1romã
1 ramo de mastruz
1 folha grande de corama
Lascas de cajueiro branco
1 quilo de açúcar
1 litro de água

Receita
Colocar os ingredientes na panela: uma vagem de jatobá quebrada, babosa, a casca de pau ferro, a romã lavada e cortada, as folhas de mastruz e corama, a casca do cajueiro branco e 1 litro de água com o quilo de açúcar.

Levar tudo ao fogo. Depois de 4 horas apurando, o lambedor está pronto. O produto parece um xarope e, geralmente, uma colher é tomada de duas a três vezes por dia.

Fácil de fazer, o lambedor ajuda a resolver vários problemas de saúde (Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução)


G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo Editado Por: Yago Design (84) 9.9634-6218 - Designed: - Blog do Evando Lima Atualizado Todos os Dias