Tendência

12 de abril de 2018

"Vão ter que se acostumar" destaca vereador em relação ao atraso salarial

Vereador Chico de Brancar (DEM) na sessão legislativa da Câmara Municipal de Umarizal-RN, na última terça-feira (10). Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U 

Em um pronunciamento forte e destacando os avanços e dificuldades que a atual gestão da Prefeita de Umarizal, vem passando. O vereador Chico de Brancar (DEM), na sessão legislativa dessa última terça-feira (10/04), falou sobre os salários atrasados, saúde, estruturas físicas das escolas e dificuldades financeiras do município. 

AVANÇOS NA ATUAL GESTÃO MUNICIPAL 
“Avanços na atual gestão do Executivo Municipal, tivemos sim isso é fato! Problemas ainda temos e tenho certeza e jamais será possível resolvê-los nesse 1ª mandato, porque precisaria que o nosso município tivesse um banho de emendas parlamentares de obras como assim foi feito em municípios circunvizinhos, conseguidas em gestões passadas a qual aqui em Umarizal não foi possível. E que viesse essas parcerias com o Governo Federal, estadual e conseguíssemos alavancar tanto a estrutura do município quanto a economia”, destacou. 

O parlamentar ainda destacou que não tem como o município de Umarizal, que vive único e exclusivamente do FPM - Fundo de Participação dos Municípios, resolver os seus problemas. “Quando no passado falavam que dinheiro tinha e faltava gestão, a gente acompanhava os repasses e via as pendências com as pessoas. Porque na verdade nós sabemos que nunca o dinheiro dá para tudo”, disse. 

SAÚDE
O líder da bancada situacionista ainda relatou também sobre a problemática de passagens oferecidas pelo o Executivo Municipal, para pacientes que precisam fazerem consultas, tratamentos entre outros serviços de saúde nas cidades circunvizinhas, “Ou você (Gestor Municipal e Secretário M. de Saúde) regula ou controla, ou então vai chegar um ponto que o alternativo (Carro de Linha) terá que parar de levar os pacientes por falta de pagamento. E para que a atual gestão municipal da Prefeita Elijane Paiva, não faça como as outras gestões passadas que enganou a donos dos carros alternativos (Isso dito pelos os donos dos alternativos), que o Executivo tenha cuidado e limite as passagens para que isso não aconteça, e que realmente venham priorizar os pacientes que fazem tratamentos de saúde e que precisam”, externou. 

Vereador Chico de Brancar (DEM) na sessão legislativa da Câmara Municipal de Umarizal-RN, na última terça-feira (10). Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U 

O vereador ainda relata em seu pronunciamento, o que foi dito na sessão passada nesta Casa Legislativa, no tocante em quer o Deputado Federal Felipe Maia, destinou uma emenda de R$ 300.000,00 para a saúde municipal de Umarizal, diante disso a gestora municipal está licitando a compra de uma VAN para exatamente atender os pacientes que precisem se deslocarem para as cidades circunvizinhas. “Isso é um avanço, e temos que dizer de qualquer maneira que este avanço estar acontecendo”, disse.

FOLHA DE PAGAMENTOS ATRASADOS 
Chico de Brancar (DEM), em seu pronunciamento relatou também sobre os pagamentos atrasados dos servidores municipais, “Não é nem um absurdo hoje ser dia 10 do mês, e não ter dinheiro para pagar a folha completa. Isso já aconteceu algumas vezes nas gestões passadas dos servidores receberem entre os dias 12, 13, 14... se duvidarem puxe os pagamentos e extratos das gestões passadas e comprovarão o que estou dizendo”, disse. 

Patrocinadores do Blog do Evando Lima.
Anuncie AQUI (84) 9.9634-8009

O parlamentar ainda confessa que na atual gestão já teve mês dos pagamentos serem pagos depois do dia 20, “Isso é fato e ninguém aqui está contestando e nem querendo esconder nada. Agora que esse problema da folha de pagamento dos servidores da educação municipal, ela sempre vai existir, seja qual for o gestor, porque sabemos que o dinheiro que entra na educação não dá para se pagar. Aluno é dinheiro, enquanto não se aumentar a quantidade de alunos e arrecadação da educação, nunca irá fechar essa conta. Hoje temos um déficit de mais de R$ 100.000,00 mês. No ano de 2017 o município colocou mais de 1 Milhão de Reais para fechar a folha da educação. Não estou aqui culpando funcionário, estou apenas dizendo que o município de Umarizal, não arrecada pelo o número de aluno, não arrecada na educação o que dá para pagar a folha. Vai existir esse problema de pagamentos sempre, esperando pela parcela do dia 10 e 20, não tem segredo pra ninguém. Vão ter que se acostumar com isso, infelizmente porque não se paga sem dinheiro. Vontade a prefeita tem de pagar mas não tem o dinheiro, então não se paga. É por isso eu digo, hoje existe o respeito, não existe o dinheiro!”, destaca o vereador.

EDUCAÇÃO
O parlamentar ainda relatou o porquê da enorme perca de alunos na rede municipal em Umarizal para as escolas estaduais, na qual o vereador destaca que o maior motivo é o grande sucateamento nas estruturas físicas das escolas e creches. “Só não ver quem não quer, o sucateamento das escolas municipais que estava no passado, sem culpar aqui nenhum gestor mais isso é fato”, disse. Chico ainda acrescenta dizendo, “As estruturas físicas das escolas municipais não estão a mil maravilhas, mas a atual gestão deu um boa melhorada”, frisou. 

O democrata ainda relatou sobre a precária estrutura física que encontrava-se a Escola Municipal Tancredo Neves, no ano de 2016, “Pude estar presente e registrei em fotos, o cupim comendo os quadros, paredes caindo, carteiras amontoadas e quebradas, o muro um lixão só. Diante disso, não tem nenhuma mãe com interesse em matricular o seu filho em uma escola dessa forma. Ai você encontra uma escola estadual como o Paulo Abílio em tempo integral, com uma estrutura toda nova”, disse. 

O parlamentar ainda deixou claro a grande qualidade dos professores (a) da educação municipal, na qual são profissionais de grande sabedoria que só tem a contribuir para a educação do município. 


Assessoria de Imprensa da C.M.U
Assessor: Evando Lima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo Editado Por: Yago Design (84) 9.9634-6218 - Designed: - Blog do Evando Lima Atualizado Todos os Dias