Tendência

25 de abril de 2017

[SAÚDE] - Prefeita Elijane contrata mais um médico e completa quadro do PSF

Secretário Municipal de Saúde, Ubiratan ao lado do médico Tadeu Nunes. Foto: Divulgação PMU

O município de Umarizal, região do Alto Oeste potiguar, está 100% coberto na área médica. É o que informa o secretário municipal de Saúde, Ubiratan Paiva. De acordo com o gestor, a prefeita Elijane Paiva oficializou a contratação do médico Tadeu Nunes para o Programa Saúde da Família (PSF). Agora todas as cinco áreas do programa estão cobertas integralmente.

“Elijane e nós da secretaria temos uma preocupação desde o primeiro dia que a gente entrou na administração que é não deixar faltar médicos. No PSF 03 a médica Camila precisou sair para fazer uma especialização e passamos alguns dias sem médicos. Deste então estávamos na busca por um novo profissional para atender em Umarizal e dessa vez conseguimos”, comemora Ubiratan.

Tadeu começou a atender na manhã desta segunda-feira (24) na unidade básica de saúde Raul da Franca Alencar, ao lado da escola 11 de Agosto. “Começou hoje e atenderá três dias por semana. Agora o postinho está coberto e Umarizal está 100% coberta. Tem médico todo dia”, garante o secretário Ubiratan.

Centro de Saúde
No Centro de Saúde Dr. Guaraci Onofre, há médico de plantão 24 horas todo final de semana e inclusive nos feriados. Carlos Alexandre e Thamara Thayze são os médicos responsáveis pelos plantões. Na semana, caso haja alguma urgência, o paciente é encaminhado a uma das áreas do PSF para receber atendimento. “Se possível a ambulância leva até o médico ou ele vem até o Centro de Saúde fazer o procedimento”, detalha Ubiratan.

Estratégia Saúde da Família
O Programa Saúde da Família (PSF) foi implantado no Brasil pelo Ministério da Saúde em 1994. É conhecido hoje como “Estratégia de Saúde da Família”, por não se tratar mais apenas de um “programa”. É entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.


Fonte: Fan Page da PMU 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo Editado Por: Yago Design (84) 9.9634-6218 - Designed: - Blog do Evando Lima Atualizado Todos os Dias