Na primeira vez em que pilotou um
carro da equipe Williams, Ayrton Senna classificou o evento como uma
experiência incrível: "Foi em Donnington Park, um dia depois do GP da
Inglaterra, em julho de 1983. Parecia um sonho ver de perto aquela tremenda máquina,
altamente sofisticada, campeã do mundo, um privilégio permitido a apenas dois
pilotos. Naquele dia, a Williams não era de ninguém. Era só minha. Liguei o
carro, bati o recorde da pista, uma grande recordação."
Filho de um empresário do ramo
metalúrgico, Ayrton Senna da Silva desde cedo interessou-se por carros de
corrida.
Aos quatro anos, ganhou de
presente um pequeno kart de 1 HP, com o qual começou a brincar no pátio da
empresa de seu pai. Três anos depois, passou a treinar no kartódromo de
Interlagos, em São Paulo.
Com oito anos, Ayrton Senna
correu pela primeira vez num kart profissional, competindo com adultos. Em
1974, foi campeão paulista na categoria júnior, conquistando o título de
campeão brasileiro na mesma categoria no ano seguinte.
Conquistou diversos títulos no
kart, chegando a campeão sul-americano, e foi duas vezes vice-campeão mundial,
em 1979 e 1980. Em novembro desse ano, Ayrton Senna fez testes para ingressar
na equipe Van Dieman, de Fórmula 1600, na Inglaterra. Participou de diversas
competições, obtendo várias vitórias. No ano seguinte, por um breve intervalo,
voltou ao Brasil, disposto a assumir os negócios na empresa de seu pai, mas
logo retornou à Inglaterra.
Em 1982, Senna disputou o Campeonato
Europeu 1600. Nesse mesmo ano, transferiu-se para a Fórmula Fiat 2000. A
entrada de Ayrton Senna na Fórmula 1 começou em 1983, quando disputou a Fórmula
3 na Inglaterra. Bem-sucedido nessa temporada, obteve propostas para competir
na McLaren e na Williams. Acabou escolhendo uma equipe pequena, a Toleman.
Em 1985, Senna passou a competir
pela Lotus, uma equipe de tamanho médio com a qual preparou o salto que daria
em sua carreira. Na Lotus, disputou 48 grandes prêmios entre 1985 e 1987,
vencendo seis vezes. Passou a competir com pilotos consagrados, como Alain
Prost, Nigel Mansell e Nelson Piquet.
Senna acertou sua entrada na
McLaren Honda em 1987. Com tecnologia de ponta, a McLaren associava
aerodinâmica e potência. Com ela, Ayrton Senna foi campeão mundial em 1988. Foi
vice, em 1989 e novamente campeão nos anos de 1990 e 1991. Nessa época, a
inimizade entre Senna e o também piloto da McLaren Alain Prost tornou-se
pública.
O ano de 1992 marcou a decadência
da equipe da Honda. Senna teve problemas em várias provas e acabou a temporada
em quarto lugar. No ano seguinte, Senna despediu-se da McLaren, completando uma
prova pela última vez, em Adelaide, na Austrália. O campeão mundial
transferiu-se para a Williams em 1994, numa transação de 20 milhões de dólares.
No dia 1o de maio, Senna liderava
a prova no circuito de Imola, na Itália, quando saiu da pista na curva
Tamburello e bateu no muro de proteção a 210 km/h. Foi socorrido na pista.
Quando a equipe médica chegou, porém, o piloto já estava em coma.
No dia 4 de maio de 1994, seu
corpo chegou ao Brasil. Consternada, a população de São Paulo assistiu ao
cortejo fúnebre que foi do aeroporto à Assembléia Legislativa. Coberto com uma
bandeira do Brasil, o corpo do campeão foi velado por milhares de pessoas,
recebendo honras de Chefe de Estado. Em dez anos de Fórmula 1, Ayrton Senna
disputou 161 corridas, venceu 41 e conquistou 65 pole positions (primeira
posição de largada). O impacto de sua morte ainda hoje entristece os
brasileiros.
UOL
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