Tendência

23 de novembro de 2015

[SAÚDE] - Saúde do couro cabeludo


Sempre ouvimos falar sobre os cuidados a serem tomados com os cabelos, porém pouco se comenta a respeito da saúde do couro cabeludo, pele que envolve nosso crânio e de onde brotam os folículos capilares e, a partir deles, os fios.  Sabe aquela coceirinha sem razão aparente que insiste em incomodar? Pois é, ela pode ser sinal de que tem algo errado se passando na sua cabeça.

Não há como desassociar cabelo e couro cabeludo, já que um é, digamos, morada e campo fértil do outro.

Em um couro cabeludo bem cuidado, a gordura produzida pelo organismo é distribuída por toda a fibra capilar, gerando fios soltos, sedosos, macios e brilhantes. Quando a região não está saudável, o fio sente e pode apresentar oleosidade em excesso, queda e ressecamento, descamação sem contar com a tal coceirinha.

Além de disfunções nas glândulas sebáceas, estresse, baixa umidade relativa do ar, alterações externas de pressão, como altitude, frio intenso, outros fatores como tratamentos químicos podem causar alguns problemas ao couro cabeludo. Entre os principais está a dermatite seborreica, a popular caspa. Mas é preciso cuidado no tratar, pois o uso excessivo de cremes, mousses, pomadas e géis também podem trazer prejuízos.

Principais cuidados

Um dos principais cuidados a serem adotados, segundo a dermatologista Daiane Saldanha é lavar o cabelo de forma adequada, com maior frequência em caso de couro cabeludo oleoso e menos se for normal ou seco. Isso é fundamental para o crescimento saudável do fio. Porém, a escolha do tipo de xampu e da frequência das lavagens deve levar em conta a oleosidade, descamação e tipo de cabelo. Para saber melhor sobre esses detalhes, deve-se procurar um dermatologista.

Há uma dúvida recorrente de muitas pessoas sobre o uso do xampu: se ele age no couro cabeludo ou apenas nos fios de cabelo. Segundo Daiane Saldanha, ambas afirmações estão corretas.

E também não tem essa de que lavar os cabelos todos os dias pode causar danos como enfraquecimento dos fios, aumento da queda ou até mesmo apodrecimento da raiz. Nada disso procede, de acordo com a dermatologista. “A frequência da lavada tem que ser de acordo com a característica do couro cabeludos e dos fios.”


Como sabemos, a queda de cabelos — a calvície — atormenta homens e mulheres, sendo muito mais comuns neles. As causas podem variar de excesso de químicos em tratamentos estéticos ou fator hereditário. Porém, elas recorrem mais a especialistas quando sentem os fios caírem com mais frequência. “As mulheres acabam procurando mais, porque usam química e se preocupam mais com os fios. Os homens procuram principalmente para tratar calvície e caspa no couro cabeludo”, comenta a dermatologista.


Fonte: Tribuna do Norte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo Editado Por: Yago Design (84) 9.9634-6218 - Designed: - Blog do Evando Lima Atualizado Todos os Dias